Personagem da Rua: Tristão Fagundes


Martiniano José Fagundes, mais conhecido como Tristão Fagundes, nasceu em Laguna, Santa Catarina. Era filho de José Carlos Fagundes e de Isabel Maria da Conceição. Casou-se em 8 de outubro de 1826 com Bernardina Maria Rosa de Araújo, também conhecida como Bernarda Maria de Araújo, natural de Triunfo. Era filha de estevão José de Simas, nascido na Ilha dos Açores, e de Leonarda Maria de Araújo, natural de Gravataí. Tiveram seis filhos: Ubaldo, Maria, Apolinária, Elíbio, Martiniano e Manoel.

Tristão Fagundes, o fundador de Montenegro, era proprietário da extensa área de terras. Mais ou menos pelo ano de 1855 passou a loteá-la nas proximidades do Rio Caí, dando assim início a uma povoação que é hoje a cidade de Montenegro.

Tristão e sua esposa doaram um terreno de 60 braças em quadro, na parte mais alta da localidade, para a construção da primeira capela de Montenegro. De tábuas foi substituída anos depois por uma igreja de material com duas torres.

Residia no local onde foi edificado mais tarde o Colégio Elementar “14 de Julho”, próximo ao atual Grupo Escolar Delfina Dias Ferraz.

De sua vida, simples e pacata, nada registra a História de Montenegro. Sabe-se, no entanto, que Tristão, espontaneamente, transportava canoa, de uma margem a outra do Rio Caí, as pessoas que necessitavam atravessá-lo. Daí a origem do nome “Passo do Tristão” dado às terras que formavam o segundo distrito de Triunfo, hoje cidade de Montenegro, local onde veio a falecer. Para eternizá-lo na memória dos montenegrinos, a Prefeitura Municipal deu o nome de Tristão Fagundes a uma das ruas do Centro, conforme lei municipal 993/57.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações