Personagem de Rua: Reynaldo Höerle




Reynaldo Höerle nasceu em 28 de julho de 1906 na localidade de Porto Maratá. Faleceu no dia 8 de maio de 1990. Era filho de Pedro e Enertina Höerle. Casou com Rosina Erna Höerle e teve dois filhos: Egon Eugênio Höerle e Regina Elisabeta Höerle Senger.

Como em sua época de infância as aulas eram em alemão, Reynaldo aprendeu português por sua conta copiando trechos de livros e dicionários à luz de lampião. Mais tarde, passou a se interessar por revistas técnicas e revistas que lhe eram emprestadas por amigos.

Em meados de 1920, vendo o consumo excessivo de madeira, achou que em poucos anos estaria em falta. Aproveitando artigos que havia lido, iniciou o primeiro viveiro de mudas de eucalipto junto com seu irmão Carlos. Eles viram que esta espécie de árvores era de crescimento rápido e podiam substituir a madeira de matas nativas. No início, algumas pessoas o chamaram “louco”. Não entendiam para que criar árvores se ainda haviam floresta.

Em pouco tempo, a necessidade fez com que as mudas de eucalipto de Montenegro fossem comercializadas em todo o Estado. E logo o município se tornou o maior centro de viveiristas de mudas de eucalipto. Reynaldo também foi viveirista de mudas frutíferas, sendo um grande incentivador da citricultura em nossa região.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua

A Lei Municipal N° 6647, 02 de dezembro de 2019, nomeia a rua Reynaldo Ricardo Löhder, bairro Imigração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações