Personagem de Rua: Santos Dumont




Alberto Santo Dumont, filho do engenheiro Henrique Dumont e de Francisca Santos Dumont, nasceu em João Aires (hoje Santos Dumont), em Minas Gerais. Conhecido como “Pai da Aviação”, nasceu no dia 20 de julho de 1873. Arrojado, praticava automobilismo, equitação, patinação no gelo e esqui. Estudou em São Paulo, Inglaterra e França.

Em Paris, dedicou-se ao estudo da Aeronáutica. Construiu um balão, “O Brasil”, tendo feito sua primeira subida em 1898, obtendo êxito. Em 1901, com o “Santos Dumont n° 6”, fez a volta na Torre Eiffel, num percurso pré-estabelecido de 11 quilômetros e voltou ao ponto de partida. Santos Dumont possibilitou que os balões fossem dirigidos.

Em 1906, com o aeroplano “14 Bis”, por ele inventado e construído, fez demonstração de vôo a uma altura de 60 metros acima do solo, provando ser possível voar com um aparelho “mais pesado que o ar”. Regressou ao Brasil em 1928. Tornou-se patrono da Aeronáutica Brasileira, sendo membro da Academia Brasileira de Letras e Marechal do Ar (o mais elevado posto da Força Aérea Brasileira). Santos Dumont faleceu tragicamente na cidade de Santos (São Paulo) no dia 23 de julho de 1932, aos 59 anos de idade. Montenegro o homenageou, dando seu nome a uma rua do bairro Centro, conforme Ato n° 204 de 1932.


Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações