Biografia das Ex-Diretoras da Biblioteca: Elita Ilsa Leipnitz Griebeler


Elita Ilsa Leipnitz Griebeler nasceu em São Sebastião do Caí em 1917 e foi agraciada com o título de cidadã Montenegrina em 1988. Casada com José Carlos Griebeler, falecido, teve quatro filhos: Carlos Roberto, José Norberto, Marcos Gilberto e Marta. Como professora primária pública, sua atuação começou em 1938, no interior do município. A partir de 1948, exerceu suas funções na cidade de Montenegro como Diretora do Grupo Escolar Adelaide Sá Brito e Delfina Dias Ferraz. Foi supervisora do Ensino Municipal, aposentando-se em 1969, na época, como professora pública no Ginásio São João Batista. Atuou na área de Língua Portuguesa e Literatura, além de Orientadora de estágio, no colégio São José.
Elita Ilsa Leipnitz Griebeler sempre dedicou-se com muito amor à educação e aos livros e em 1º de fevereiro de 1973 foi designada pelo poder público como responsável pela Biblioteca Pública de Montenegro, passando, em 1978, à exercer funções como Diretora desta instituição, cargo ocupado até 30 de Abril de 1989. Nesses longos dezesseis anos, a professora Elita criou o Museu Literário Municipal, em 1976, com o objetivo de preservar documentos, jornais e obras raras ligadas à história de Montenegro. Organizou a Sala do Rio Grande do Sul, o Setor de Fotocópias e formatou a Biblioteca nos moldes atuais. Elita Griebeler escreveu, também, a história da Biblioteca Pública para o livro Montenegro Ontem e Hoje (2º Volume).
À Senhora Elita Ilsa Leipnitz Griebeler nossa homenagem de gratidão pelo esforço e serviços prestados à Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira.

Total de visualizações