Biografia e livros de Carlos Fernando Leser




Nasceu em Montenegro em 27 de março de 1966.
Trabalhou como Técnico Químico na empresa Braskem S.A.
Formado desde 2006 em Filosofia pela Unisinos
Recebeu Menção Honrosa no concurso literário "Antologia Poética Brasileira" em 1999.
Participou em 2001 de uma antologia literária da AMES – Associação Montenegrina de Escritores, intitulada Sementes Literárias e em 2005 do livro Estação da Cultura, um desafio literário, cujo tema era alusivo à Estação Férrea de Montenegro.
Foi membro do grupo de arte e literatura montenegrino "Rua dos Cataventos" desde a sua fundação em 2007.
Em 2009 publicou o livro de poesias "In Extremis" durante a 7ª Feira do Livro de Montenegro e participou, neste mesmo ano, da antologia poética "O Imaginário do Mar e do Navegador".
Em 2011 teve o seu nome escolhido para nomear a Biblioteca da Escola Municipal José Pedro Steigleder, em Montenegro, através de um concurso proposto pela direção deste educandário.
Em 2012 foi o patrono da 10ª Feira do Livro de Montenegro. Participou neste mesmo ano da Antologia Literária Montenegrina "AMES em Prosa e Verso".
Em 2014 publicou o livro de poesia infantil "Parque Di Versos" e participou da antologia poética "Sou Poeta com Orgulho".
Em 2015 foi o patrono da 5ª MULTIFEIRA e 16ª Feira do Livro de São Sebastião do Caí.
Em 2017 o livro Parque Di Versos foi utilizado pela professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Paulo, Daniela Heckler, para o seu projeto “Poesia para colorir... o seu dia”, o qual foi vencedor do XVIII Prêmio Arte na Escola Cidadã, na cidade de São Paulo. Daniela desenvolveu o trabalho “Poesia para colorir… o seu dia” com 24 alunos da turma do Pré B da escola a partir do projeto “Vida ao Parque di Versos”, também baseado no livro Parque di Versos. O objetivo do trabalho foi promover a leitura de poesia na comunidade local.
Ocupa a cadeira de nº 16 da AML – Academia Montenegrina de Letras.
Faz em Escolas e Feiras Literárias encontros onde fala para crianças, adolescentes e educadores sobre poesia no nosso cotidiano.

Livros



De onde vem a poesia? Como a encontrar?
Nos olhos do leitor reside o coração do escritor. Me faça respirar, lendo a minha poesia. Se permita entrar neste labirinto e encontrar a sua própria saída para responder as questões acima.
In Extremis no último momento. Como se cada poema fosse o último. Como uma leitura que lhe leve a uma nova leitura, que não seja a última. Uma busca por palavras não lidas.
Todos os poemas que você encontrar neste livro são pequenas partes de um poeta. Aquele que pensa, vê e cria. Aquele que acredita na impossibilidade de uma vida sem poesia.




Este livro se propõe de uma maneira lúdica, despertar nas crianças o gosto pela poesia.
Justamente na sua mensagem poética está inserido o conteúdo em um viés filosófico que traz em si temas relativos a criatividade e imaginação, como por exemplo nos poemas “Acalenta”, “Imaginação”, “Bandaçucar” e “Lê Gumes”, e também questões que se inserem em uma construção positiva de vida , como nos poemas “Amigueiros”, “Um Sorriso Assim”, “Há Braços” e “Arteiro”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Legal, adorei as poesias do Leser.
Acredito que seja um bom nome para ser o Patrono da feira do Livro- 2012

Luísa disse...

Realmente a escolha do patrono da nossa feira é uma bela amostra de que ela só tem a crescer...

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações