Projeto Literatura Infanto-Juvenil: Capacitação de Mediadores de Leitura e Contadores de Histórias

Base teórica do projeto: 

O papel do professor no processo de conquistar seus alunos para a literatura é por demais relevantes, pois caso o seu desempenho demonstre o desconhecimento da literatura e leitura, poderá criar em seus alunos o afastamento dos livros.
            A literatura á a arte da palavra e, como tal, tem na linguagem verbal sua matéria-prima. Os efeitos causados pelos textos literários, tal como emoções, informações, reflexões e percepções em geral, tornam-se acessíveis aos leitores, os alunos, através de mediadores de leitura, os professores e atendentes.
            O encantamento pela literatura acontece a partir do momento que o leitor (aluno) vivencia situações de leitura e percebe a importância que os mediadores dão para ela, ou seja, o aluno aprende a gostar de ler quando lhes é dado o exemplo.

Atuando

O projeto Literatura Infanto-Juvenil: capacitação de mediadores de leitura e contadores de histórias, oferecido pela da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, sob a coordenação da Biblioteca Pública Municipal “Hélio Alves de Oliveira”,
Terá  abrangência a toda rede Municipal de Ensino de Montenegro podendo cada escola inscrever Professores e Atendentes de Creches, da  Educação Infantil, Ensino médio ou Ensino Fundamental Séries Iniciais e finais.
             Os encontros serão divididos em 5 módulos distribuídos durante o ano, num total de 20 horas, com certificado expedido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.


          Finalidade do projeto: 

            No final do ano o grupo organizará uma contação de história através de uma apresentação teatral para o público estudantil, a ser apresentada no Teatro Roberto Atayde Cardona para toda rede municipal interessada.
             Ficará cada indivíduo do grupo responsável em disseminar o aprendizado nas suas escolas, como mediadores de leitura para que o público alvo seja atendido contemplando o objetivo do projeto de Literatura Infanto-Juvenil e formando um elo de ligação entre Biblioteca Pública Municipal e Escolas para um trabalho mais proximal na Feira do Livro Municipal.




 

   Programação:

 

 

Módulo 1– - Importância da literatura na formação do Leitor

Dia:   26/08/2013

Assessor: Simone Mª dos Santos Dörr

                    Sandra Mª Crosta Born      

 

 

 

Módulo 2  -  Contar histórias – Lendas Montenegrinas e Gaúchas

Dia:   09/09/2013

Assessor:  Simone Mª dos Santos Dörr

                    Sandra Mª Crosta Born

                                                                         

 

 

Módulo 3  - Confecção de Personagens em  - EVA

Dia:   14 /10/2013

Assessor:    Sandra Mª  Crosta Born

                      Simone Mª dos Santos Dörr

 

 

Módulo 4   - Organização de Biblioteca e Cuidados com os Livros

Dia:   11 /11/2013

Assessor:     Alexandra Flores - Bibliotecária

 

 

Módulo 5 – Critérios para a Escolha de um Livro 

Dias:    09 /12/2013

Assessor:     Sandra Mª  Crosta Born

                      Simone Mª dos Santos Dörr

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações