Visita escola E.M.E.F Dr. Walter Bellian 16/09/2013

               Nesta segunda feira foi a vez de alunos das professoras Liane e Silvia da escola Walter Bellian. As turmas eram de 1º e 3º ano do Ensino Fundamental e vieram visitar a Biblioteca com o propósito de conhecer todas as etapas de seu funcionamento e efetuar cadastros na Biblioteca Infantil. Como tradição, ao fim da visita, os pequenos puderam prestigiar um evento de Hora do Conto, que tanto os desperta a imaginação.
             Com o auxílio da história "Não quero usar óculos", a contadora de histórias passou a importância do uso de óculos nas crianças, e que apesar de ser algo tão comum, muitas delas ocupam o tempo imaginando algo ruim e esquisito, o livro mostra outra perspectiva do uso do óculos, como sendo um expansor de ideias e visões à respeito do mundo, para isso, o autor e ilustrador levam as crianças a fantasiar diversos tipos de 'óculos surreais', cada um colaborando com alguma carência que o menino do livro sentia, até chegar então no verdadeiro óculos que ele teria de utilizar, e apesar de ser um óculos simples, e não ser nada tão esquisito como ele imaginava, abrange todas as coisas que ele gostaria de tornar real e possível.
             Ao fim da Hora do Conto, uma menina encontrou, como que despretensiosamente, uma fantoche de cigana em meio aos brinquedos da Biblioteca Infantil, diante a tal fato, a diretora Simone resolveu interpretar para os pequenos o poema de Jefferson Giacomelli "A Maldição da Cigana" em forma de canto, e depois explicou parte por parte estimulando a imaginação da criançada.

Poesia "A Maldição da Cigana" de Jefferson Giacomelli, do livro "Colheita Estranha":

Era uma vez
há muito tempo atrás
uma cigana fez 
uma coisa que não se faz

Jogou sobre um rapaz 

uma terrível maldição
e ele não foi capaz de escapar da situação

"Você é um belo moço, 

jovem e inteligente,
mas vai cair num poço 
e quebrar todos os dentes."

A maldição da cigana

que se chamava Ana
realmente aconteceu.

Num dia muito quente 

o rapaz não olhou pra frente
e com o balde desceu.

Ficou todo molhado,

quase morreu afogado
mas no fim achou bacana
a maldição da cigana

Fotos da visita:


Funcionário da biblioteca explica o sistema de consulta local e fornece disponibilidade para auxílio em pesquisas dos estudantes.

Diretora da biblioteca explicando o manuseio no setor do Museu Literário, os jornais montenegrinos.

Guiados pela bibliotecária, os alunos puderam compreender melhor o processo técnico de um livro até seu lugar na estante.



 Alunos ouvem a história "Não Quero Usar Óculos", interpretada pela diretora da Biblioteca Pública.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações