Visitas à Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira

                 Na segunda semana do mês de setembro a Biblioteca Pública recebeu a escola Carlos Frederico Shubert, com alunos do Ensino Fundamental. O intuito da visita era a familiarização dos pequenos com os livros desde o princípio de suas jornadas vitalícias. Foram mostrados todos os setores da biblioteca, iniciando com o setor de Processamento Técnico, onde o livro começa a ganhar forma para que assim possa ocupar seu devido lugar na estante. Após, os alunos foram dirigidos ao setor do Museu Literário, onde estão alocados os principais jornais da cidade em ordem cronológica e que se estendem a longos anos contando a história montenegrina. Os alunos chegaram então ao setor de empréstimo da Biblioteca Pública, sendo instruídos de como o setor funciona, suas regras e compromissos que o mesmo exige, fazendo assim uma breve reflexão em torno da responsabilidade que se deve ter com as devoluções do livro, que no caso da Biblioteca Pública Hélio Alves de Oliveira, é patrimônio de toda a população. Foi ambientado também, o espaço de Consulta Local da biblioteca, onde há local adequado para os estudantes fazerem  pesquisas em determinados livros resguardados pela biblioteca. A visita culminou então, naquilo que enche os olhos dos pequenos: A Hora do Conto. A mesma foi realizada na Biblioteca Infantil e foram contadas histórias clássicas como "A Branca de Neve", "Os Três Porquinhos" e "As Dez Lagartas".


Setor de processamento técnico, bibliotecária instruindo os alunos ao manuseio correto dos livros e de como é feito o processo até um exemplar habitar a prateleira.


Nesta etapa, os alunos são ensinados a pesquisar no Museu Literário da biblioteca, jornais de muitos anos atrás e que podem ser frutos de informações preciosas do município.


Setor do empréstimo de livros: os alunos aprendem o funcionamento de retirada e devolução de livros.

Amostra do acervo de livros da biblioteca.


Funcionária da Biblioteca Infantil contando histórias aos pequenos, "A Branca de Neve".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações