Personagem da Rua: Antônio Ignácio de Oliveira Filho

Antônio Ignácio de Oliveira Filho era o filho mais velho do Coronel Antônio Ignácio de Oliveira. Nasceu na localidade de Passo da Cria em 1856. Casou-se com Maria Isabel Rodrigues Cardoso, fixando residência às margens do Arroio do Passo da Cria. 
Dedicou-se à agricultura, criação de gado e também se estabeleceu com atafona de farinha de mandioca. Da união com Maria Isabel, nasceram os filhos: Carlos, Emília, Gaspar, Luiz, Manoel, Antônio, Marcolina, João, Nuno, Alcides e Maria Luíza. 
Antônio Ignácio de Oliveira Filho foi fundador do Clube Grêmio Gaúcho e a primeira sede da referida sociedade foi construída ao lado da sua residência. Depois de muitos anos, foi transferida para o bairro Timbaúva. 
Era uma pessoa de bom coração, pois dava amparo às pessoas necessitadas. 
Sua propriedade partia da atual ponte do Arroio do Passo da Cria, seguindo seu curso até a atual residência do Dr. Jorge Almeida, seguindo por um travessão até a sanga grande.
Muitos de seus netos e bisnetos ainda residem na sua propriedade. Antônio Ignácio de Oliveira Filho faleceu no dia 14 de agosto de 1914 em Montenegro. Seu nome passou a denominar uma estrada do bairro Zootecnia através da Lei 2.817 de 16 de abril de 1992.



Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações