Personagem da Rua: Capitão Machado



Antônio Machado de Souza era filho de Antônio Machado de Souza e Ana Joaquina de Oliveira. Nasceu em Capela do Rio dos Sinos, São Sebastião do Caí, em 1º de fevereiro de 1808. 
Casou-se com Bernardina Rodrigues da Rosa. Desta união nasceram os filhos Antônio, Manoel, Emília, Bernardina, Virginia, Leocádia, João Antônio, Hortêncio, Pedro, Israel, Maria Eulália, Luís, Ana e Belo. Segundo o historiador Doutor Antônio Carlos Fernandes Rosa, bisneto do homenageado, o Capitão Machado foi um dos primeiros colonizadores de Montenegro e Herói da Guerra dos Farrapos, onde lutou contra as forças imperiais (1835-1845). 
Em 1864 devassou toda a vastidão da Serra Geral, desde Montenegro até os Campos de Cima da Serra, lutando com bugres, abrindo picadas. Chegou a um lugar a que deu o nome de campos dos Bugres, onde se edificou depois a progressista cidade de Caxias do Sul. Galgando ásperas montanhas, voltou algumas vezes ao Campo dos Bugres. Ampliou seus conhecimentos com estas explorações, vindo abrir um pique entre Montenegro e São Francisco de Paula. Parte deste pique serviu de base para a construção da estrada Buarque de Macedo. Antônio deixou uma tradição de bravura, bondade e caráter. Faleceu no ano de 1879, aos 71 anos de idade. Em 1880 recebeu homenagem póstuma quando uma rua da cidade recebeu o seu nome. 

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações