Personagem da Rua: Carlos Corrêa da Silva


Carlos Corrêa da Silva nasceu em Santa Maria, no dia 15 de outubro de 1888. Filho do renomado engenheiro João Corrêa da Silva, Carlos trabalhava com o pai na construção de estradas de ferro e de rodagem e também na construção do Cais do Porto de Montenegro desde os dez anos de idade.
Estudou Engenharia na Europa por quatro anos, retornando por solicitação do pai para fazer parte da firma João Corrêa e Filhos, fundada em 1911. Sua família construiu a estrada de ferro Taquara-Canela, considerada pelas maiores autoridades da época como irrealizável, em vista da subida das escarpas da serra. Por um sistema de manobras, conseguiram fazer com que um trem chegasse em Canela em 1922.
Atuou como prefeito de Júlio de Castilhos e, por convite do general Cordeiro de Farias, exerceu esta função em Montenegro no período de 1940 a 1943, no auge da 2ª Guerra Mundial. Em meio às dificuldades do holocausto, realizou obras como a nova usina termelétrica, reconstrução da estrada Buarque de Macedo e novas redes de energia elétrica em várias áreas da cidade, além de reequipar a frota de veículos da Prefeitura. Faleceu em Porto Alegre no dia 3 de julho de 1976.
Teve uma rua batizada com seu nome em 5 de dezembro de 1977, conforme Lei n° 2083, da Prefeitura Municipal de Montenegro.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações