Personagem da Rua: Carlos Gustavo Jahn



Carlos Gustavo Jahn nasceu em Montenegro em 10 de abril de 1988. Era filho do Maestro Jahn e de Guilhermina Keller Jahn. Casou-se com Verena Enck e tiveram os filhos Gerta e Carlos Gustavo. Industrialista foi, por longos anos, proprietário da Cervejaria Gustavo Jahn & Cia Ltda., fundada por seu pai.
Havendo o Intendente Municipal Doutor Egídio Hervê renunciado ao cargo dois anos antes do final de seu mandato, Carlos Gustavo Jahn foi eleito para completar esse período, que se estendeu de 12 de outubro de 1930 a 6 de setembro de 1932.
Em 1932, promulgada a nova Constituição, foi reeleito. E, após o golpe de 1937, novamente esteve à testa da Administração Municipal, gerindo-a até 1940, perfazendo um total de 10 anos e 4 meses no Governo do Município.
Em sua gestão, deu atendimento à conservação de estradas e ao melhorando de ruas da cidade. Iniciou a construção da Usina Elétrica junto ao cais do porto. Para aumentar a capacidade da mesma, adquiriu um motor de 600HP com as respectivas instalações, a fim de poder satisfazer as exigências sempre maiores de novos pedidos de ligação de luz e força e conseqüentemente incentivar a vinda de outras indústrias. Reformou a rede elétrica da cidade e iniciou a eletrificação rural. Contribuiu para a construção do Paking-House. Deu decisivo apoio à construção do Hospital Montenegro. 
Construiu no centro da cidade, moderna e artística praça, contribuindo, desta forma, para o embelezamento e proporcionando à população o contato saudável da natureza.
Em seu governo, em 1936, foi elaborada a Lei Orgânica do Município. No setor educacional, conseguiu auxílio financeiro do Estado para a construção do Grupo Escolar Delfina Ferraz e intensificou o ensino no interior do Município. No setor econômico, restaurou as finanças municipais.
Na área política, era filiado à União Democrática Nacional (UDN), tendo presidido o seu Diretório.
Integrou a Diretoria do Clube Riograndense como secretário nos anos de 1921 e 1922 e como presidente, em 1930. Desde a idade de 12 anos, fazia parte da “Grande Orquestra Gustavo Jahn”, fundada por seu progenitor. Carlos Gustavo Jahn faleceu e 4 de janeiro de 1965 em sua terra natal. 
Por Lei número 1699/66, seu nome foi dão a uma das ruas de Montenegro pelos relevantes  serviços prestados ao Município.


Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações