Personagem da Rua: Carlos Dietrich


Guilherme Emanuel Carlos Dietrich era filho de Felipe Dietrich e Berta Kern Dietrich. Nasceu em 16 de maio de 1889, em São Lourenço do Sul, então distrito de Pelotas.
Órfão de pai aos 12 anos, transferiu residência para Estância Velha, onde aprendeu a profissão de curtidor de couros.
Ainda moço, mudou-se para o município de Montenegro. Exerceu sua profissão na localidade de Faxinal, no curtume de propriedade de Carlos Heinz.
Casou-se em 15 de julho de 1912 com Berta Amália Heinz. Do casamento nasceram os filhos Arno, Walter, Osmar, Lauro, Oscar e Rudi.
Educou, desde os primeiros dias de seu nascimento, a sua afilhada Margot Ermel.
Por conveniência, foi fechado o curtume do Faxinal. Em seguida, junto com Carlos Heinz e Frederico Heller Sobrinho, foi construída a firma Dietrich, Heinz & Cia. Passou a explorar o antigo curtume fundado nesta cidade por Pedro Koetz. Mais tarde a razão social foi alterada para Curtume Montenegro Ltda.
Foi um dos pioneiros na exportação de couros de porco curtidos para os Estados Unidos da América.
Após quase 60 anos de trabalho constante, decidiu se aposentar. Sempre batalhou e participou, dentro de suas possibilidades, das iniciativas em favor da comunidade montenegrina. Nas horas de lazer, dedicava-se ao esporte de caça, tendo participando dos grupos “Clube dos 12”  “Mouros”.
Faleceu em Montenegro em 30 de março de 1963. Patrono da rua 7, no antiego bairro Flor do Sul, conforme Lei número 2083, de 5 de dezembro de 1977, Prefeitura Municipal.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações