Personagem da Rua: Cláudio Kranz


Cláudio Kranz nasceu em Montenegro no dia 15 de janeiro de 1966. Filho de Armin Alberto Kranz e Ilse Therezinha Kranz, tinha cinco irmãos: Giovani Alberto, Ernani Luiz, Alexandre Silvestre, José Carlos e Paulo Ricardo. Cláudio era o penúltimo dos irmãos.
Estudou na Escola Delfina Dias Ferraz, onde fez o curso primário de 1ª a 5ª série, concluindo o 1° Grau na Escola Estadual AJ Renner. Cláudio fez o 2° grau na Escola Estadual São João Batista em Montenegro, e o 3° Grau foi iniciado na UFRGS, onde cursava Jornalismo, curso que interrompeu para  tornar-se comerciante em Montenegro. 
Na comunidade montenegrina, apesar dos seus 23 anos de idade, destacou-se pelo sentimento preservacionista e dedicação à natureza, como defensor da causa ecológica.
Participou do Movimento de preservação do Patrimônio Histórico de Montenegro, sendo presidente, e do Movimento SOS Morro São João. Organizou promoções de shows e festas para Montenegro, entre elas, apresentações de vídeos no Centro Cultural. Era sócio do Restaurante Natural – Verde. Cláudio viveu intensamente seus 23 anos de idade, tendo escrito textos para revistas, na forma de crônicas e poesias. Foi candidato a vereador pelo PT, em 1988. Não se elegeu, mas elaborou uma campanha que mais parecia um grito à vida, que já lhe fugia. No texto de sua campanha eleitoral, lê-se a própria vida de Cláudio. 
Pelas palavras de seu pai, Armin Alberto Kranz, pode-se constatar o fato: “Cláudio esteve hospitalizado 40 dias e tudo aconteceu como ele havia escrito neste papel”, mostrando o folheto de campanha eleitoral. 
As 89 pessoas que votaram em Cláudio deram-lhe, certamente, uma grande alegria. Faleceu no dia de São Cláudio (7 de julho de 1989), seu padroeiro, na cidade de Porto Alegre, tendo ao seu lado, o grande amigo de todas as horas, seu pai, e a comunidade de Montenegro que ele tanto amou. 
Para perpetuar o nome de Cláudio Kranz, conforme Lei 2.699 de 28 de dezembro de 1990, a estrada de acesso ao topo do Morro São João denomina-se Estrada Cláudio Kranz. Nas placas abaixo do nome, constam os dizeres “Jovem ecologista e preservacionista”.  

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações