Personagem da Rua: Getúlio Vargas


Getúlio Dorneles Vargas era filho de Manoel Nascimento Vargas e de Cândida Dorneles Vargas. Nasceu em São Borja, no Rio Grande do Sul, no dia 19 de abril de 1883. Contraiu matrimônio com Darci Sarmanho, nascendo os filhos Lutero, Jandira, Alzira, Manoel Antônio e Getúlio.
Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Porto Alegre. Alcançou renome como advogado criminalista e foi brilhante orador. Exerceu as funções de promotor público, deputado estadual e federal. Comandou o 7° Corpo Auxiliar Provisório na Revolução de 1923. 
Getúlio Vargas ocupou a pasta da Fazenda no Governo Washington Luís. Em 1928, assumiu as funções de presidente do Estado. Partiu para o Rio de Janeiro e liderou a Revolução de 1930. Vitorioso, Vargas assumiu a presidência da República, exercendo o primeiro mandato até o ano de 1945. Neste período, promulgou a nova Constituição, denominada de Estado Novo.
Getúlio Vargas foi responsável pela remodelação das leis trabalhistas. Por ocasião da Segunda Guerra Mundial, declarou guerra aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Após o ano de 1945, é eleito senador, retornando em 1950 à presidência da República. 
Em conseqüência de forte pressão sofrida pela oposição política ao seu governo, Getúlio Vargas acabou cometendo suicídio. O ex-presidente brasileiro tirou sua vida no Palácio do Catete (sede da Presidência) no dia 24 de agosto de 1954. Foi sepultado em sua terra natal, o município de São Borja.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua e Traços Biográficos (1988) de Elisa Moojen Arpini.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações