Personagem da Rua: Machado de Assis




Joaquim Maria Machado de Assis, filho de Francisco José de Assis e Maria Leopoldina Machado, nasceu no Rio de Janeiro dia 21 de junho de 1839. Casou com Carolina Xavier de Novaes e não teve filhos.

Grande conhecedor da língua Portuguesa, Machado de Assis foi considerado o maior “vulto da literatura”. Romancista de romance nacional e internacional, também era crítico, poeta e cronista.

Ao longo de sua vida, publicou, “Memória”, ”Contos Ocidentais”, “Papéis Avulsos”, “História sem Data”, “Crisálidas”, “Várias Histórias”, “Dom Casmurro”, “Poesias Completas”, “Esaú e Jacó”, “Relíquias da Casa Velha, e “Memorial de Aires”.

Poliglota, dominava os idiomas em inglês, italiano, francês, alemão, e tinha noções do grego. Exerceu os cargos de diretor geral de Contabilidade do Ministério da Viação, chefe de serviço da seção da Diretoria da Agricultura e secretário de vários ministros republicanos.

Faleceu aos 69 anos no dia 29 de setembro de 1908, em sua cidade Natal. Uma das ruas do bairro Rui Barbosa recebeu o seu nome através da lei 1699/66.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações