Personagem da Rua: Professor Estevão Inácio




O professor Estevão Inácio de Oliveira nasceu em Faxinal, interior de Montenegro, em 14 de novembro de 1855. Era filho de José Inácio de Souza Cabral e Florinda Souza Cabral. Casou-se com Amélia Maria de Oliveira, com quem teve os filhos Ramiro, Mario, Domingos, José e Emília. Organizou uma banda de música, única na localidade, que não tinha fins lucrativos, servindo a comunidade sempre que necessário. Multi-instrumentista, tocava vário instrumentos de sopro, além de piano e violino. Falava alemão, francês e esperanto, conhecimentos que transmitiu aos seus filhos.

Cursou a escola Complementar de Porto Alegre e exerceu Magistério em Vitória, por nomeação ocorrida em 28 de abril de 1877, em Alfama de 1879 a 1914 em São Luiz Gonzaga de 1914 a 1915, ano em que se aposentou. Na localidade de Alfama, onde atuou por 35 anos, era o conselheiro da comunidade, orientador de vocações, advogado defensor de colono e agrimensor meticuloso. Faleceu em Porto Alegre, aos 64 anos de idade, em 2 de setembro de 1919. Deixou um livro de memórias e árvores genealógicas de toda a família.

Como homenagem pelos bons serviços, o Governo do Estado o fez patrono do Grupo Escolar de Campo do Meio pelo decreto número 1390, de 2 de dezembro de 1944. A Prefeitura Municipal deu seu nome a uma rua conforme a Lei número 845 de 1955.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações