Personagem da Rua: Urbano José Lammel




Urbano José Lammel nasceu em Pareci Novo em 1° de março de 1908, era filho de Regina Lammel e Pedro Lammel. Passou sua infância e adolescência naquela localidade, onde fez seu curso primário numa escola particular local. Na época trabalhava com seu pai plantando e vendendo mudas frutíferas.

Aos 20 anos de idade, foi morar em Foguista Lacerda, município de Rosário, para fazer as plantações e enxertos. Voltou seis anos mais tarde a Porto dos Pereiras, município de Montenegro, onde sua família passou a residir.

Comprou a chácara de seu pai e estabeleceu-se com Fruti-Arboricultura e “Urbano Lammel & Cia”, chamada Quintalho. Em 1945 juntamente com seu irmão Amândio Pedro Lammel, passou a dedicar-se também a silvicultura com a firma denominada “Lammel Irmão & Cia”.

Urbano José Lammel passou a viajar durante um longo tempo por todo o Estado, comercializando as mudas que ele e seu irmão cultivavam em Porto dos Pereiras.

Em 1936 casou-se com Maria da glória Rozzo Sniquelotto, que conheceu a Foguista Lacerda quando lá esteve. Continuou morando em Porto dos Pereiras até 1942. Depois foi residir com seu sogro em Foguista Lacerda, com o qual mantinha negócio do mesmo ramo, levando consigo esposa, filha, mãe e irmãs mais novas, das quais tornara-se tutor.

Retornou com seus familiares a Montenegro em 1945. Na ocasião comprou a chácara de propriedade do dentista Eduino Machry. Vendeu a chácara de Porto Pereira a seu sócio e irmão. Passou a residir na chácara que comprara de Eduino na Rua Bonita,240, hoje Antônio Marques. Ali viveu por longo tempo. No ano de 1955 iniciou na zona norte da cidade de Montenegro loteamento de terra denominada “Vila Rui Barbosa” de sua propriedade. Eram inúmeros lotes de terra, hoje bairro Rui Barbosa. Os terrenos foram vendidos a prestação de fixas, o que facilitava muito aos seus compradores.

Urbano José Lammel contribuiu para o progresso de Montenegro, dando oportunidade às pessoas que ali se estabeleceram devido ao preço acessível das prestações dos terrenos, tornando-os de fácil poder aquisitivo.

Nessa mesma época instalou na rua Ramiro Barcelos, hoje Ernesto Zietlow, a oficina mecânica de automóveis denominada “auto União Ltda”, da qual mais tarde se desfez.

Comprou algum tempo depois a casa na rua João Pessoa, número 2421, onde passou a residir.

Urbano José Lemmel faleceu com 65 anos de idade, em 27 de maio de 1973, o mês e ano em que o município de Montenegro festejava o seu centenário de emancipação.

Em homenagem ao proprietário da Vila Ruy Barbosa, chamada por muitos na época de bairro Rui Barbosa, sua filha Nilva Honorina Pasini, Osmar Pasini e netos Paulo Roberto, Jane Helena e Luís Fernando, pedem que uma das ruas da vila venha a ter o nome de Urbano José Lammel.

Patrono da rua no bairro Rui Barbosa conforme Lei número 2748 de 30 de setembro de 1991.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações