Personagem da Rua: Severo Fabrasil




Nascido no dia 22 de abril de 1910, no município gaúcho de Gaurama, Severo Fabrasil viveu boa parte de sua vida em Montenegro. Era filho de Vicente e Rosa Fabrasil, casado com Martina Fabrasil. Seus filhos são Natalício, Tereza, Juarez, Rosinha e João Carlos. Severo Fabrasil foi uma pessoa destacada no setor artístico. Em 1940, Severo Fabrasil foi transferido para a Brigada Militar de Montenegro. Durante toda sua vida, integrou a banda da corporação.

Embora com curso Primário, o complemento de sua educação obteve-se através do auto-didatismo. Começou a pintar quando ainda menino, apesar da oposição de seu pai. Suas produções não foram comercializadas. Severo preferiu doá-las às pessoas amigas. Participou de três exposições oficias: no Salão Nobre do Correio do Povo e em uma galeria de arte, ambas em Porto Alegre. Realizou a terceira exposição, em maio de 1973, por ocasião do Centenário de Montenegro, quando expôs juntamente com Ênio Pinalli. Nenhuma destas mostras tinha cunho competitivo, por isto não possui medalhas e nem diplomas.

Na década de 50, foi convidado pelo Comando General da Brigada Militar do Estado a fazer um curso de Artes na França. Não aceitou a oferta por motivos particulares. Suas telas reproduzem basicamente paisagens. Possui várias telas que descrevem aspectos e cenas do Município. Severo Fabrasil faleceu no dia 9 de março de 1982.

Através da Lei 2689 de 10 de dezembro de 1990, seu nome passou a denominar uma rua do bairro São Paulo.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações